Linhas de Pesquisa

INSTITUIÇÕES POLÍTICAS:

Esta linha de pesquisa se destina a investigar as instituições políticas como arenas e atores centrais da democracia brasileira. Entre os temas pertinentes incluem-se: a relação entre os Três Poderes, o comportamento da burocracia, as mudanças institucionais, reforma do Estado, instituições regulatórias, corrupção e a accountability das instituições, etc.


POLÍTICAS PÚBLICAS:

Esta linha de pesquisa possui como escopo analisar a elaboração e a implementação das políticas públicas com ênfase, mas não exclusivamente, no estado do Piauí. Entre os temas pertinentes, destacam-se: o processo de elaboração das políticas públicas, a abrangência dessas políticas, a relação entre os Três poderes na elaboração e implementação das políticas públicas, a satisfação do cidadão em relação aos principais programas sociais, entre outros.


INOVAÇÃO TECNOLÓGICA:

Esta linha de pesquisa possui como escopo realizar projetos focados na área de inovação e desenvolvimento tecnológico. Consideramos que soluções inteligentes focadas na inovação se constituem a chave para problemas complexos de políticas públicas, especialmente, para cidades, estados ou países no qual temos uma combinação entre vulnerabilidade social e os desafios gerados, tanto pelo crescimento desordenado, quanto pelas mudanças climáticas – enchentes, aumento extremo de temperatura, dentre outros. Apesar do diálogo com a linha de pesquisa de Políticas Públicas, entendemos que a revolução tecnológica dos últimos anos merecem uma área específica de atenção.


TEORIA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA:

O desenvolvimento das sociedades contemporâneas marcadas pelo fato do pluralismo, como este processo ficou conhecido na literatura especializada, colocam para as Ciências Humanas em geral e para a teoria política em particular novas e intrigantes questões, tais como: a relação entre liberdade individual e identidades coletivas; a necessidade de pensar os parâmetro justos da cooperação social em sociedades culturalmente cindidas; o limite tênue entre proteção dos direitos individuais e manutenção das desigualdades.


Estes são apenas alguns dos debates que permeiam a teoria política contemporânea. Neste sentido esta linha de pesquisa visa empreender análises que dialoguem tanto com o maintream da teoria política internacional quanto com a produção interna brasileira, tendo sempre em vista os seus temas e debates atuais.


A partir destes objetivos foi criado o DOXA (Grupo de Estudos em Teoria Política) que visa desenvolver o estudo sistemático das produções atuais em Teoria Política permitindo assim uma base sólida para o desenvolvimento de pesquisas de Iniciação científica, Trabalhos de conclusão de curso e projetos de mestrado. Bem como a produção de outras pesquisas que visam a publicação em periódicos de área.